### Samsung avança com memórias HBM4 e pode dominar fornecimento para chip de IA de alto desempenho da NVIDIA
Lançadas em outubro do ano passado, as memórias HBM4 de 6ª geração desenvolvidas pela Samsung já entraram em fase de envio para clientes estratégicos selecionados. De acordo com um recente relatório, a sul-coreana está posicionada para fornecer essa tecnologia de forma exclusiva à versão de maior desempenho do chip de inteligência artificial Vera Rubin, produzido pela NVIDIA.
A informação vem do portal internacional Chosun, que destaca a probabilidade de a designer de chips americana lançar duas categorias distintas de seus chips de próxima geração, ambas equipadas com essa memória avançada. A escolha pela Samsung se justifica pelo desempenho superior da HBM4 da empresa, considerado líder no setor.
Um diferencial técnico importante reside na base de produção: enquanto a Samsung já adota a DRAM de 10 nm de 6ª geração (conhecida como 1c), seus principais concorrentes ainda operam com a versão anterior, a DRAM de 10 nm de 5ª geração (1b). Essa vantagem em processo de fabricação permite que a HBM4 da Samsung atenda às exigentes especificações de performance demandadas por aplicações de IA de ponta, como as previstas para o Vera Rubin. Com os envios iniciais já em andamento, a parceria reforça a posição da Samsung no competitivo mercado de memórias de alta largura de banda para aceleração de inteligência artificial.