PUBLICIDADE

Samsung S21: O Fim de uma Era para Atualizações Regulares da Linha Premium

04/02/2026
5 visualizações
2 min de leitura
Imagem principal do post

Samsung encerra suporte regular à linha Galaxy S21 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Samsung retirou oficialmente os modelos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra da lista de aparelhos que receberão atualizações de segurança regulares. Com isso, esses três smartphones não terão mais atualizações de segurança periódicas nem novas versões da interface One UI.

O Galaxy S21 FE ficou de fora da exclusão, mas também sofreu alteração em seu calendário de atualizações: seguirá recebendo correções de segurança, porém com menor frequência — agora em ciclos trimestrais. A mesma periodicidade passará a valer para a família Galaxy S22, composta por S22, S22 Plus e S22 Ultra. Ou seja, embora esses aparelhos ainda recebam patches, a cadência foi reduzida, antecedendo uma possível retirada definitiva do suporte no futuro. Em casos excepcionais, no entanto, a Samsung poderá liberar firmwares pontuais se forem identificadas vulnerabilidades críticas que exijam correções urgentes.

PUBLICIDADE

A última grande atualização entregue à linha S21 foi a One UI 7, baseada no Android 15, distribuída globalmente no primeiro semestre de 2025. O último patch de segurança regular para esses modelos foi liberado em novembro do ano passado, completando quatro anos de suporte desde o lançamento da série em 2021.

A promessa de atualizações da Samsung foi cumprida

Quando a série Galaxy S21 foi lançada, a Samsung havia se comprometido a oferecer quatro gerações de atualizações do Android — compromisso esse que foi cumprido. Os aparelhos chegaram ao mercado com Android 11 e receberam, em sequência, o Android 12 (novembro de 2021), Android 13 (novembro de 2022), Android 14 (dezembro de 2023) e, por fim, Android 15 (maio de 2025). Embora a fabricante já tenha estendido a política de atualizações para alguns lançamentos mais recentes, com ciclos de suporte mais longos (de até sete anos para modelos selecionados), a linha S21 foi um dos primeiros exemplos da transição para prazos de atualização mais amplos, superando o padrão anterior de três anos.

Com o fim do suporte regular, proprietários dos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra devem esperar apenas atualizações emergenciais e correções críticas — melhorias e novos recursos via One UI não serão mais entregues a esses modelos.

PUBLICIDADE

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!