Na terça-feira, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, alertou para sinais de “irracionalidade” no mercado de inteligência artificial. Em entrevista à BBC, ele afirmou: “Acho que nenhuma empresa vai ficar imune, incluindo a nossa”. As declarações acontecem em um momento de forte escrutínio sobre o setor, em meio à disparada das ações da Alphabet, que dobraram de valor em sete meses e levaram a companhia a atingir uma capitalização de mercado de US$ 3,5 trilhões.
Falando com exclusividade à BBC na sede do Google, na Califórnia, Pichai reconheceu que o crescimento dos investimentos em IA vive um “momento extraordinário”. Ao mesmo tempo, ponderou que a indústria tende a “exagerar” em determinados ciclos de investimento, algo que, segundo ele, está acontecendo agora.
Para ilustrar o cenário atual, Pichai fez um paralelo com o boom da Internet no fim dos anos 1990, quando as avaliações de empresas da web dispararam antes de desabar em 2000, resultando em falências e demissões em massa.
“Podemos olhar para a Internet hoje. Houve claramente muito excesso de investimento, mas ninguém questiona que a Internet foi algo profundo”, afirmou. “Espero que com a IA seja a mesma coisa. Então, acho que há elementos racionais e elementos de irracionalidade em um momento como este.”