Conteúdo patrocinado
Não é segredo: o mercado de segurança cibernética sofre com uma carência brutal de profissionais qualificados. Estudos recentes apontam que são necessários 2,72 milhões de novos especialistas no mundo inteiro. No Brasil, a lacuna é ainda maior: cerca de 441 mil vagas em aberto, contra 337 mil nos Estados Unidos. Diante desse cenário, governos, empresas e iniciativas privadas aceleram a formação de talentos para preencher essa demandam.
Para quem busca se destacar na área, não basta dominar apenas as hard skills. As soft skills também são cruciais e fazem a diferença no dia a dia de quem atua com segurança da informação.
Recentemente, WOMCY e IBRASPD anunciaram uma parceria com foco em capacitar profissionais em segurança e privacidade, evidenciando a constante busca por soluções que ampliem a formação qualificada para o ecossistema digital.
O que é necessário para avançar rumo a cargos de liderança, como CISO? Além de conhecimentos técnicos, a maioria dos especialistas aponta para a importância de entender governança, gestão de riscos, comunicação e alinhamento com negócios. Nesse contexto, programas de capacitação estruturados ganham ainda mais relevância.
Como parte da iniciativa Brasil Digital e Inclusivo, promovida pela Cisco, abriram as inscrições para mais uma edição da Maratona CiberEducação Cisco Brasil. Trata-se de um programa inteiramente gratuito que busca acelerar a inserção de novos talentos no mercado, oferecendo formação sem custo e incentivando estudantes a traçar uma carreira nessa área tão estratégica.
Estrutura do programa
- Etapa 1: os participantes utilizam o ambiente de aprendizagem online da Cisco Networking Academy e, em até três semanas, concluem o curso Fundamentos em Cibersegurança. Quem apresentar desempenho acima da média poderá avançar para a segunda fase, na qual a empresa ajuda a consolidar a formação profissional para os primeiros passos na prática.
- Etapa 2: é possível obter a formação CCNA1 + Network Security, além de conteúdos complementares de parceiros educacionais e vouchers de desconto para certificações da indústria.
- Etapa 3: toda a sabedoria adquirida é levada à prática por meio de estágios e oportunidades de emprego oferecidas pelo ecossistema de organizações recrutadoras, ampliando as portas de entrada no mercado de trabalho.
O objetivo é claro: abrir mais portas para quem quer iniciar ou crescer na área de cibersegurança.
Sobre o programa deste ano: a Maratona CiberEducação Cisco Brasil segue até o dia 1º de agosto de 2022, com a primeira fase (maratona) dividida em duas ondas. A Cisco destaca que o NetAcad já ajudou a formar mais de 10 milhões de pessoas, presente em 180 países e com o suporte de 12,1 mil academias ao redor do mundo. No Brasil, já são mais de 300 mil estudantes atendidos e mais de 800 instrutores capacitados a ministrar os cursos.
Ficou curioso? Saiba mais sobre o programa entrando em contato com a Cisco Brasil e descubra como participar.