Após o rebolar da Steam Machine, a Valve voltou a ser questionada sobre a possibilidade de existir um Steam Deck 2, surgindo novas pistas sobre como seria a próxima geração portátil da empresa. O anúncio oficial de um novo Deck já circula há anos nos bastidores, mas a apresentação deve ficar para diante devido aos planos ambiciosos da companhia.
Durante uma avaliação do PC/console de mesa da Valve, o portal IGN aproveitou para perguntar ao time sobre um possível Steam Deck 2. A Valve já havia sinalizado, anteriormente, o interesse em manter a linha de portáteis, mas sem entrar em muitos detalhes, sugerindo apenas que o desenvolvimento está a anos de distância.
As palavras do engenheiro Pierre-Loup Griffais não trouxeram novidades radicais, porém trouxeram novas pistas sobre o andamento do projeto. Ele reforçou que a Valve quer lançar uma nova geração do Deck, mas apenas quando o salto de desempenho em relação ao modelo original for realmente significativo.
Em síntese, o que se desenha é uma continuidade da linha Deck, condicionada a ganhos de hardware que justifiquem a mudança. Enquanto isso, fãs e consumidores ficam na expectativa para ver até onde a Valve levará a evolução de seus portáteis.